segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONHECENDO A MISSÃO DIOCESANA JUVENIL – MDJ

A necessidade de se compreender o que é a MDJ (Missão Diocesana Juvenil) vem de encontro com a divulgação e formação de jovens para esse projeto de evangelização. Por isso, primordialmente, cabe enfatizar que a MDJ é um PROJETO é mais que uma Pastoral ou Movimento, justamente porque pretende acolher a experiência de fé dos jovens que estão engajados nas pastorais e movimentos em que participam, para assim, a partir de seu testemunho, sair em missão, evangelizando de um jeito jovem, cheio de vida e entusiasmo.
Assim sendo, a pretensão da MDJ é reunir os jovens que são, por exemplo, da Pastoral da Juventude (PJ), da Renovação Carismática Católica (RCC); da legião de Maria, do movimento de Schoenstatt, da pastoral litúrgica, da pastoral catequética, da pastoral da criança etc. Contando desse modo, com jovens que estão arraigados em alguma pastoral ou movimento para que possam transmitir sua experiência enquanto “Igreja” às pessoas que encontrarem, seja em sua própria paróquia seja na realidade missionada.
Mas ai questiona-se: De onde veio essa idéia de Missão Juvenil?
A MDJ veio para a Diocese de Guarapuava graças ao apoio de Dom Wagner que, conhecendo esse projeto na realidade da Congregação Dehoniana, percebeu a necessidade de implantar esse projeto com a intenção de mexer com as estruturas e, por conseguinte, com o jovem. Assim, à medida que o jovem sai para evangelizar, conseqüentemente sai evangelizado.
Desse modo, para que se trouxesse a MDJ para a Diocese, fez-se necessário enviar alguns jovens para participarem junto aos dehonianos e compreenderem o processo de missão, como a visitação das casas, as formações, celebrações, etc. Após um período de conhecimento do que é a MDJ procurou-se então estruturar esse projeto para a nossa Diocese de Guarapuava.
Estando organizados e conhecendo o projeto, aproximadamente 60 jovens iniciam a primeira experiência de missão na Diocese sendo a primeira paróquia acompanhada nos anos 2006-2007, a Paróquia Imaculada Auxiliadora em Porto Barreiro.
E o projeto deu certo. Nos anos seguintes 2008-2009 a MDJ esteve acompanhando a Paróquia São Roque em Boa Ventura de São Roque e em 2010-2011 foi a vez da Paróquia São Sebastião de Goioxim acolher a MDJ contando com mais de 120 missionários.
Diante de tudo isso, alguém tem o interesse de saber: Mas o que é feito nas paróquias que são missionadas? O que os jovens fazem?
Então, a semana de missão na paróquia missionada está estruturada mais ou menos assim: no sábado a tarde os jovens missionários chegam às comunidades para organizarem-se (cabe lembrar que grupos de 12 jovens aproximadamente ficam “acampados” no setor que irá visitar durante toda a semana, nesse tem a presença de Religiosas e Padres, os padres que ajudarão especialmente na espiritualidade e na visita aos doentes). No Domingo são realizadas as celebrações dominicais, programações como almoço comunitário, roda de chimarrão, músicas, etc. o objetivo desse dia é conhecer os jovens missionários que evangelizarão toda a semana, e de igual modo, oportunidade dos jovens conhecerem as comunidades.
De segunda a sexta (manhã e tarde) a programação consiste na visitação às famílias que é um momento propício para conversar acerca da realidade daquelas pessoas em especial, deixar que elas partilhem a respeito de sua vida enquanto comunidade, enquanto família e até mesmo alguma realidade particular. À noite, as comunidades reúnem-se para formações, encontros, celebrações, etc.
Já no sábado é realizado o encerramento da MDJ enquanto setor. Para isso, reúnem-se as comunidades que compõem o setor (aproximadamente três comunidades) e celebra-se em ação de graças pela semana de missão.
Domingo, em meio a sentimentos de saudades, esperanças, alegrias, e um gostinho de “quero mais”, é o dia do encerramento enquanto realidade paroquial. Momento em que se reúnem todas as comunidades para despedirem-se dos jovens missionários e assumirem o compromisso de continuar com ânimo o “Ser Igreja”. É o tempo de todos os paroquianos afirmarem: “Agora a ‘missão’ é nossa”, ou seja, manter o fervor despertado.
Mas como é o acampamento? Onde esses jovens ficam?
Os jovens missionários ficam acampados em escolas ou centros comunitários, divididos em setores entre as comunidades que integram a paróquia missionada. No acampamento os jovens preparam o que irão desenvolver ao longo da semana, têm momentos de espiritualidade, convivência, partilha de vida, etc.
Após conhecer tudo isso, alguém diz: Eu quero participar da MDJ, como posso ser missionário? O que fazem os jovens missionários para despertar o desejo de outros para ir em missão?
Como já se sabe, é necessário ser um jovem engajado na sua paróquia, ter recebido o sacramento da Crisma, ter boa vontade e disposição a ir em missão.
Esses jovens que já são missionários são incentivadores de outros, uma vez que com seu exemplo e experiência apresentam o que é a MDJ àqueles jovens que estão se preparando para o sacramento da Crisma bem como aos que estão presentes na vida da comunidade. Assim sendo, a alegria e fervor devem ser marcas do jovem missionário e este deve constituir grupos de base em sua paróquia para que a MDJ além da “semana missionária” possa estar presente na vida da comunidade o ano todo, despertando sempre mais a consciência para a missionariedade com ações em sua própria paróquia.  
Como vão funcionar os grupos de base da MDJ?
Essa questão do grupo de base é na verdade uma “escola missionária”. Seu objetivo é reunir todos os jovens das diversas pastorais/movimentos, pelo menos uma vez por mês para estudar a missão, rezar, celebrar, cantar, sair em missão na própria paróquia, a fim de se despertar lideranças. Nesse caso podem participar aqueles que estão se preparando para o sacramento da Confirmação.
Por isso, não perca tempo!!! Expresse seu desejo ao seu pároco e entre em contato com a coordenação da MDJ missao.juvenil@gmail.com e VENHA ANUNCIAR JESUS COM UM JEITO JOVEM!!!

                                                                      Dirceu Padilha Becher Júnior                                  

LOGO CONCURSO DA MDJ


A DATA DE ENTREGA DO LOGO E MUSICAS FOI PRORROGADA!
Olá amigos! Vamos contar mais uma vez com a sua criatividade. Foi lançado o concurso do Logo que identificará a MDJ na próxima missão em Mato Rico (Missão Diocesana Juvenil).
Se você ainda não mandou o seu logo ou composição de musicas tem até o dia 20 DE JUNHO para mandar no e-mail  missao.juvenil@gmail.com  ou entregar na secretária da Paróquia São Pedro Apóstolo, Rua Visconde de Taunay, 602, Bairro Industrial/Xarquinho. CEP 85053-050 – Guarapuava – PR
A premiação para o logo é de R$50,00 + uma camiseta!

                                          PARTICIPE!!!!

Regras:
+ Os direitos autorais serão cedidos a MDJ - Missão Diocesana Juvenil
+ Os cantos serão avaliados, corrigidos teológicamente e colocados para apreciação dos missionários;
+ Os Cantos deverão ter uma métrica (medida) que favoreça cantar as estrofes da mesma forma e um refrão diferenciado.
+ Os cantos deverão ser enviados ou entregues em CD ou no Formato MP3, contendo Letra e Cifra para: Missão Diocesana Juvenil,  no endereço: Rua Visconde de Taunay, 602, Bairro Industrial/ Xarquinho. CEP 85053-050 – Guarapuava – PR ou no e-mail missao.juvenil@gmail.com com as devidas informações:
- Nome do Autor ou dos integrantes do grupo de composição
- Endereço e telefone
- No email identificar como “concurso das músicas para a missão” (não esquecer de anexar)
+ Os vencedores serão presenteados no Encontrão da MDJ no dia 06 de Novembro de 2011.


Cantos:

Foi decidido em assembleia nesse ano de 2011 que o hino da MDJ vai continuar o mesmo: “Juventude Força do Amor”

Mas para aprimorar a evangelização por meio da música lançamos o concurso para cantos da Missão Jovem. Esses cantos estarão sendo avaliados nas seguintes categorias:
Cantos de animação: Estilo livre, para animar encontros com famílias, crianças, jovens, que possam usar gestos e de fácil aprendizagem.
Cantos para Missa:
Canto de Entrada: Conteúdo de chegada, elementos que reportem a missão, o chamado. Um canto animado e com elementos bíblicos de missão, MDJ. (Refrão e pelo menos 2 estrofes)
Canto de Aclamação ao Evangelho: Pode conter Aleluia, e trechos bíblicos aclamativos, que destaquem a missão; (Refrão e pelo menos 1 estrofe)
Canto de Apresentação das Oferendas: Que contenham elementos de missão e apresentem o pão e o vinho como é próprio do rito litúrgico. (Refrão e pelo menos 2 estrofes)
Canto de Comunhão:  Canto que expresse o compromisso de comunhão, trazendo a espiritualidade do rito que celebrado, especialmente que seja uma comunhão do Corpo e o Sangue de Cristo que envia para a missão. (Refrão e pelo menos 3 estrofes - )
Canto Final: É o canto do Ide ( Assim como nos inspira as Santas Missões Populares) “Ide fazei discípulos meus”. É o canto que envia para a missão, um canto bem animado. Poderá falar de Missão Juvenil, MDJ. (Refrão e pelo menos 2 estrofes)
*Outras composições que sejam das partes fixas da missa bem como essas serão avaliadas pela equipe e por teólogos.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Primeira visita à Mato Rico!



No último fim de semana dia 21 de maio de 2011, se realizou em Mato Rico o primeiro contato da nova coordenação da MDJ com a comunidade a ser missionada em 2012-2013.

Estavam presentes na reunião a coordenação da COPAE, SMP, e as facilitadoras da paróquia,e os jovens Thiago seminarista e a Leticia da MDJ do decanto centro.
O motivo da reunião foi para integrar os membros paroquiais nos assuntos referentes a MDJ. Foi transmitida para estes um pouco da história da MDJ, a sua proposta e também tratados assuntos como a organização das comunidades em setores.


Discutiram-se também as primeiras medidas a ser tomada nas comunidades, como a organização dos acampamentos para que possam receber os jovens missionários.


COPAE- Vicente Luchetti, José Gmach, Dirceu Ferraz, Marcel Jaime Mendes e Marilza Bini Mendes.

SMP- Danilo Miranda, Neuzeli Pereira Mendes e Natalia Ferreira Tomé


FACILITADORAS- Maria Simone Niclevicz, Camila Grande e Luciane Ortis.


      "Ide, e fazei Discípulos" Mt 28,19


                                                Colaboração: Maria Simone Niclevicz


terça-feira, 17 de maio de 2011

Encontro com os Coordenadores e facilitadroes da MDJ!


Estiveram reunidos no ultimo sábado dia 14 de Maio na Paróquia São Pedro Apóstolo no bairro Industrial, juntamente com os coordenadores Diocesano da MDJ os facilitadores do decanto Centro Gabriel e Paulo, o seminarista Dirceu e representantes da próxima cidade a ser missionada os jovens Fabio, Camila e Caroline e contamos também com a presença dos ex-coordenadores Dicesanos Graziele e Thiago.
Esse encontro foi marcado  em Fevereiro com todos os facilitares dos Decanatos e convidado algumas pessoas para participar do encontro, foi feito esse convite através de e-mails, mas infeliz mentes alguns confirmaram presença, mas não puderam comparecer.
O  encontro teve início com um café da manhã, logo após o café nos dirigimos até o salão de reuniões da Paróquia para dar inicio ao encontro para serem tratados assuntos referentes à "MISSÃO DE ACOMPANHAMENTO" que será em Goioxim no dia 17 de Julho, próxima "MISSÃO MATO RICO" em 2012 e 2013, e também  aproveitamos  a oportunidade para saber como vai a MDJ nos decantos.
Foi muito produtivo o encontro deu para ser tratados todos os assuntos em pauta.
Agradecemos também a presença do Pe: Carlos,Pe:Osmar  a ajuda do seminarista Sidnei,dos jovens Carlos, Cinthia e Thiago, ao Oldes, Celia e Maria pela ajuda na cozinha, Deus os abençoe!!!


Obrigado pela presença!!!


Coordenadores - Daniela e Pe: Itamar


"Ide, e fazei discipulos" Mt 28,19

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Galera reunida!!


No Domingos 17 de abril os Missionários e Missionários do Decanato Centro, se reuniram para planejar a forma de  fazer a apresentação da MDJ nas Paróquias do Decanato que ainda não tem jovens que participam do Movimento Diocesano Juvenil.




Ficando assim as datas:


No dia 14 de Maio vamos até a Comunidade São Luiz Gonzaga - Bairro Morro Alto

No dia 22 de Maio estaremos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro Primavera

Também estaremos na Paróquia Divino Espírito Santo – Bairro Vila Bela 


Essa são as datas do mês de Maio, mas iremos visitar todas as Paróquias do Decanato Centro.


"... Aonde mandar eu irei..."








missao.juvenil@gmail.com