A necessidade de se compreender o que é a MDJ (Missão Diocesana Juvenil) vem de encontro com a divulgação e formação de jovens para esse projeto de evangelização. Por isso, primordialmente, cabe enfatizar que a MDJ é um PROJETO é mais que uma Pastoral ou Movimento, justamente porque pretende acolher a experiência de fé dos jovens que estão engajados nas pastorais e movimentos em que participam, para assim, a partir de seu testemunho, sair em missão, evangelizando de um jeito jovem, cheio de vida e entusiasmo.
Assim sendo, a pretensão da MDJ é reunir os jovens que são, por exemplo, da Pastoral da Juventude (PJ), da Renovação Carismática Católica (RCC); da legião de Maria, do movimento de Schoenstatt, da pastoral litúrgica, da pastoral catequética, da pastoral da criança etc. Contando desse modo, com jovens que estão arraigados em alguma pastoral ou movimento para que possam transmitir sua experiência enquanto “Igreja” às pessoas que encontrarem, seja em sua própria paróquia seja na realidade missionada.
Mas ai questiona-se: De onde veio essa idéia de Missão Juvenil?
A MDJ veio para a Diocese de Guarapuava graças ao apoio de Dom Wagner que, conhecendo esse projeto na realidade da Congregação Dehoniana, percebeu a necessidade de implantar esse projeto com a intenção de mexer com as estruturas e, por conseguinte, com o jovem. Assim, à medida que o jovem sai para evangelizar, conseqüentemente sai evangelizado.
Desse modo, para que se trouxesse a MDJ para a Diocese, fez-se necessário enviar alguns jovens para participarem junto aos dehonianos e compreenderem o processo de missão, como a visitação das casas, as formações, celebrações, etc. Após um período de conhecimento do que é a MDJ procurou-se então estruturar esse projeto para a nossa Diocese de Guarapuava.
Estando organizados e conhecendo o projeto, aproximadamente 60 jovens iniciam a primeira experiência de missão na Diocese sendo a primeira paróquia acompanhada nos anos 2006-2007, a Paróquia Imaculada Auxiliadora em Porto Barreiro.
E o projeto deu certo. Nos anos seguintes 2008-2009 a MDJ esteve acompanhando a Paróquia São Roque em Boa Ventura de São Roque e em 2010-2011 foi a vez da Paróquia São Sebastião de Goioxim acolher a MDJ contando com mais de 120 missionários.
Diante de tudo isso, alguém tem o interesse de saber: Mas o que é feito nas paróquias que são missionadas? O que os jovens fazem?
Então, a semana de missão na paróquia missionada está estruturada mais ou menos assim: no sábado a tarde os jovens missionários chegam às comunidades para organizarem-se (cabe lembrar que grupos de 12 jovens aproximadamente ficam “acampados” no setor que irá visitar durante toda a semana, nesse tem a presença de Religiosas e Padres, os padres que ajudarão especialmente na espiritualidade e na visita aos doentes). No Domingo são realizadas as celebrações dominicais, programações como almoço comunitário, roda de chimarrão, músicas, etc. o objetivo desse dia é conhecer os jovens missionários que evangelizarão toda a semana, e de igual modo, oportunidade dos jovens conhecerem as comunidades.
De segunda a sexta (manhã e tarde) a programação consiste na visitação às famílias que é um momento propício para conversar acerca da realidade daquelas pessoas em especial, deixar que elas partilhem a respeito de sua vida enquanto comunidade, enquanto família e até mesmo alguma realidade particular. À noite, as comunidades reúnem-se para formações, encontros, celebrações, etc.
Já no sábado é realizado o encerramento da MDJ enquanto setor. Para isso, reúnem-se as comunidades que compõem o setor (aproximadamente três comunidades) e celebra-se em ação de graças pela semana de missão.
Domingo, em meio a sentimentos de saudades, esperanças, alegrias, e um gostinho de “quero mais”, é o dia do encerramento enquanto realidade paroquial. Momento em que se reúnem todas as comunidades para despedirem-se dos jovens missionários e assumirem o compromisso de continuar com ânimo o “Ser Igreja”. É o tempo de todos os paroquianos afirmarem: “Agora a ‘missão’ é nossa”, ou seja, manter o fervor despertado.
Mas como é o acampamento? Onde esses jovens ficam?
Os jovens missionários ficam acampados em escolas ou centros comunitários, divididos em setores entre as comunidades que integram a paróquia missionada. No acampamento os jovens preparam o que irão desenvolver ao longo da semana, têm momentos de espiritualidade, convivência, partilha de vida, etc.
Após conhecer tudo isso, alguém diz: Eu quero participar da MDJ, como posso ser missionário? O que fazem os jovens missionários para despertar o desejo de outros para ir em missão?
Como já se sabe, é necessário ser um jovem engajado na sua paróquia, ter recebido o sacramento da Crisma, ter boa vontade e disposição a ir em missão.
Esses jovens que já são missionários são incentivadores de outros, uma vez que com seu exemplo e experiência apresentam o que é a MDJ àqueles jovens que estão se preparando para o sacramento da Crisma bem como aos que estão presentes na vida da comunidade. Assim sendo, a alegria e fervor devem ser marcas do jovem missionário e este deve constituir grupos de base em sua paróquia para que a MDJ além da “semana missionária” possa estar presente na vida da comunidade o ano todo, despertando sempre mais a consciência para a missionariedade com ações em sua própria paróquia.
Como vão funcionar os grupos de base da MDJ?
Essa questão do grupo de base é na verdade uma “escola missionária”. Seu objetivo é reunir todos os jovens das diversas pastorais/movimentos, pelo menos uma vez por mês para estudar a missão, rezar, celebrar, cantar, sair em missão na própria paróquia, a fim de se despertar lideranças. Nesse caso podem participar aqueles que estão se preparando para o sacramento da Confirmação.
Por isso, não perca tempo!!! Expresse seu desejo ao seu pároco e entre em contato com a coordenação da MDJ missao.juvenil@gmail.com e VENHA ANUNCIAR JESUS COM UM JEITO JOVEM!!!
Dirceu Padilha Becher Júnior