Olá queridos irmãos. Neste domingo dia 05 de junho de 2011 em que celebramos a Ascensão do Senhor acontece também uma celebração muito importante para a Igreja, que é o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este dia foi instituído pelo Documento Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II (1962-1965). É um dia em que toda a Igreja é convocada a refletir em comunidade sobre a questão da comunicação, importantíssima para o momento que estamos vivendo na sociedade.
Este ano o tema escolhido para a reflexão é: VERDADE, ANÚNCIO E AUTENTICIDADE DE VIDA NA ERA DIGITAL. O intuito é alertar as pessoas a terem sempre um olhar crítico sobre o setor da comunicação, em especial no que diz respeito à era digital. O tema ajuda a refletir o quanto a Igreja está preocupada com as pessoas, especialmente com aqueles que estão em contato direto com a era digital. Outro objetivo também é chamar os cristãos a tomarem uma atitude de respeito perante os meios de comunicação social, com carinho quando se faz uso para fins particulares.
Inicialmente, a Igreja considera que os meios de comunicação social são como verdadeiros “Dons de Deus” oferecidos para o uso do homem. Certamente, esta verdade é de fato confirmada quando estes meios enriquecem os ambientes conviviais e criam laços de solidariedade entre as pessoas. Pode-se dizer também que os meios de comunicação devem conduzir o homem a um verdadeiro encontro com Deus. Quando isso acontece, realmente podemos elogiá-los, pois estão sendo promotores da vida.
Acontece, que muitas vezes, a era digital está sendo espaço de publicação de mentiras, causando guerra e não a paz. Se usa a mídia para se vangloriar e transmitir atitudes que podemos denominá-las de não-cristãs. Assistimos em nossa era digital alguns programas que transmitem mensagens horripilantes e que são fonte de maus exemplos. As famílias hoje devem ser prudentes e discernirem aquilo que realmente eleva os seus valores. Nunca deixarem que a mídia seja fonte de discórdia, causando tristes consequências.
Espera-se da mídia que ela possa favorecer o progresso da família humana, em especial que possa tornar-se veículo de amor, paz, harmonia, benevolência e concórdia. Que os meios de comunicação social possam fortalecer a mente humana e proporcionar a união entre os homens. Eis o grande convite: que todos os homens de boa vontade, fazendo uso da mídia, possam realizar um trabalho conjunto sempre em busca da verdade, construindo assim o progresso humano. Que os meios de comunicação possam fortalecer a convivência cristã. Obrigado aqueles que zelam da comunicação como “Dom de Deus”, pois comunicar não é somente exprimir ideias, mas doação por amor a Cristo. Que São Francisco de Sales, padroeiro das comunicações, interceda junto a Cristo por todas as pessoas que comunicam o AMOR.
SEMINARISTA: SIDNEI EDELBERG
SIDNEIE@HOTMAIL.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário