sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BÍBLIA: COMPANHEIRA NA MISSÃO E FORÇA DA JUVENTUDE

           Caros jovens, estamos no mês de setembro, no qual a Igreja Católica Apostólica Romana, situada no Brasil, dá uma maior ênfase a “Palavra de Deus”. Nós, como jovens missionários não temos dúvidas que a Bíblia é nossa grande companheira de missão. Ela nos orienta para percorrermos os caminhos de Deus que nos fala através dos textos sagrados.
Na verdade, falar com os jovens e convidá-los para a missão foi sempre o desejo de Deus. Ele sempre acreditou nos jovens e confiou a eles missão nada fácil, mas com sua luz eles conseguiram vencer. Temos muitos exemplos de jovens que se dedicaram suas vidas em busca da libertação do povo de Deus, cabe lembrarmos alguns: José, que foi vendido por seus irmãos como escravo ao Egito, sendo que depois Deus contou com ele para libertar o povo da fome (Gn 37-50); outro exemplo é o jovem Samuel que cresceu como auxiliar do sacerdote Eli, no Tabernáculo de Israel, embora a vida no Tabernáculo fosse tão corrupta quanto em todo o resto da nação, Samuel, aprendeu a conhecer a voz de Deus na sua mocidade e andou irrepreensivelmente em toda a sua vida, a ponto de chegar a ser um líder espiritual, a maior parte da vida ele serviu tanto como sacerdote quanto juiz, foi o último dos grandes juízes, (1Sm 1-16).
Prova-se ainda que Deus sempre quis contar com os jovens quando chama pessoas como: Davi, o grande rei de Israel (1Sm 16-17); Ester, uma Bela jovem que enfrentou os poderes de opressão da época para libertar o seu povo (Livro de Ester); o jovem Daniel que era da corte, mas nem por isso deixou de lutar contra as injustiças, foi um jovem não conformista, era uma pessoa íntegra (livro de Daniel); Timóteo a quem Paulo chamava de “meu amado filho”, foi convertido ainda na mocidade pela pregação de Paulo (At 16,1 e 2Tm1,5).
Esses são apenas alguns exemplos que citamos, porém, existem mais exemplos que mostram a força do jovem na Bíblia. Não podemos esquecer também de Maria a jovem de Nazaré que entregou a sua vida pelo Reino Deus, tornando assim, a estrela da evangelização, como também, podemos considerar o próprio Jesus, o jovem de Nazaré, que com sua vida revelou o rosto de Deus para a humanidade.
Caros Jovens, espero que esta reflexão nos faça sentir o gosto pela leitura da Bíblia e possa nos encorajar para o serviço da missão.
Seminarista: Sebastião José Gulart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário