No último fim de semana, 1 e 2 de outubro de 2011, aconteceu o retiro das Santas Missões Populares (SMP) com os jovens da Paróquia Santo Antonio de Pádua na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, contanto com a presença de cerca de 250 jovens. A equipe que conduziu o Retiro foi formada por Pe. Itamar A. Turco (acessor MDJ), Ir. Rosalina (Salesiana de Dom Bosco), Leticia D. Andrade e Bruno S. do Prado (missionários MDJ).
O retiro teve como objetivo, trabalhar e incentivar as ações missionárias dos jovens, mostrando que cada um deles é missionário, o que foi feito com conversas, dinâmicas, trabalhos em grupos, partilha de experiências e celebrações. Os 1º e 2º blocos de iniciativas das SMP, propostos no início da missão em 2010, que consistiam no trabalho de resgate da história da comunidade social e comunidade católica, respectivamente, foram trabalhados no sábado a tarde, partilhando as experiências vividas durante os trabalhos e um pouco da história de cada comunidade presente no Retiro e ressaltando a importância desse resgate histórico na construção de uma identidade eclesial e de comunidade.
Outro ponto trabalhado foi a aproximação de cada um com a Palavra de Deus através da lectio divina, utilizando o texto de Lc. 19, 1-10. O texto usado na realização da leitura orante, a passagem sobre Zaqueu, juntamente o texto sobre a conversão do apóstolo Paulo, foram dois dos eixos norteadores do Retiro e auxiliaram na preparação e orientação sobre como os missionários devem agir nas visitas às casas das famílias, assim como para ressaltar a importância do protagonismo juvenil.
No sábado a noite foi realizada a celebração com a comunidade, que foi acolhida por todos os jovens, mostrando o entusiasmo e satisfação de ambos. Após a celebração os jovens missionários foram convidados a visitar e posar nas casas das famílias.
No domingo pela manhã os 3º e 4º blocos de iniciativa, sobre a dignidade da vida e criação de consciência da nossa realidade, respectivamente, foram trabalhados e propostos como atividades a serem desenvolvidas pelos jovens e comunidade como um todo. Após a apresentação dos blocos de iniciativas, foi feita uma caminhada em honra a nossa Mãe Maria rumo à igreja Matriz; onde houve um momento de adoração a Jesus Cristo eucarístico. O retiro foi encerrado com uma celebração emocionada e fervorosa.
Enquanto missionário, posso dizer que o Retiro rendeu e renderá bons frutos, me surpreendeu pela motivação e participação efetiva de todos os jovens presentes e sua interação com toda a comunidade. A alegria estava evidente em cada rosto, em cada sorriso, em cada palavra dita, tanto pela equipe que coordenou o Retiro quanto pelos jovens. Isso nos mostra a força, a garra da juventude, sedenta pela transformação de nosso mundo, tanto no aspecto social quanto no espiritual. A consciência e o espírito de comunidade e a vontade de transforma-la devem estar sempre presentes em cada um de nós.
Valeu Juventude de Rio Bonito do Iguaçu!
Bruno Senoski do Prado
Missionário
Guarapuava-PR
Bruno Senoski do Prado
Missionário
Guarapuava-PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário