sábado, 29 de outubro de 2011

DNJ - Contagem Regressiva

E então juventude, está chegando a hora de festejar e comemorar nosso dia!

Não se esqueçam, amanhã à partir das 8h 30min no Ginásio do Colégio Nossa Senhora de Belém, estaremos reunidos para celebrar, festejar o 26º Dia Nacional da Juventude (DNJ)

Para que possamos aproveitar melhor o dia, vão algumas dicas: levem um calçado confortável e roupas leves. 
Também não se esqueçam de levar seu lanche e muita água.
Nós, jovens, temos força e devemos mostrar a nossa cara! Não tenhamos medo de lançar nosso grito, nosso pedido e defender nosso jeito de ser!

                                            BRUNO SENOSKI DO PRADO
                                            MISSIONÁRIO
                                            GUARAPUAVA


BREVE HISTÓRICO
Para mostrar a força que a juventude tem, aqui vai um breve histórico dos "DNJ´s". A história desse dia está em nossas mãos. A primeira comemoração do Dia Nacional da Juventude ocorreu em 1985, e desde se u início sempre trouxe como tema, algo relacionado aos interesses, sonhos e objetivos da juventude, o que sempre esteve ligado à nossa realidade, demonstrando a consciência crítica dos jovens. 
Só para lembrar de 1985 a 1989, que foi o período pós-ditadura militar, nosso país passava por uma conturbada conjuntura sócio-política, e então a juventude anunciou o desejo de UMA NOVA SOCIEDADE, marchando RUMO À TERRA PROMETIDA. Toda a mística é assim, comprometida com PRESENÇA DO POVO, ao lado de todos os oprimidos: MULHER, NEGRO, ÍNDIO, etc. Durante toda essa marcha em momento algum se cansou de questionar: CADÊ A EDUCAÇÃO? DO NOSSO SUOR, A RIQUEZA DE QUEM?
De 1990 a 2000, nos afirmamos como LATINO-AMERICANOS/AS, reivindicamos profeticamente que se OUÇA O ECO(LOGIA) DA VIDA. GRITAMOS POR SOLIDARIEDADE, junto com nossos irmãos que sofrem com a AIDS. Era nossa marcha CONSTRUINDO A VIDA, com NOSSA CARA, NOSSA CULTURA. Nossa marcha por CIDADANIA, motivada pelo nosso imenso desejo de VER O NOVO NO PODER!
De 2001 a 2009, a profecia nos fazia convocar pelo país todo: JUVENTUDE VAMOS LUTAR! CHEGOU A HORA DE NOSSO SONHO REALIZAR. Nessa época, o Brasil foi testemunha das nossas lutas por POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE. Formamos muitas redes, debatemos, propomos, nos reunimos pelo Brasil a fora para PAUTAR A RAZÃO DE NOSSO VIVER.
No ano de 2010 celebramos o jubileu de 25 anos do DNJ, o qual trouxe como bandeira  MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA, da pobreza, da falta de educação, da opressão, da desigualdade e da exclusão. 
E agora em 2011 trazemos como bandeira o tema JUVENTUDE MISSIONÁRIA, a qual está comprometida com a construção de um mundo mais humano e mais justo; para isso trazemos também em nosso grito, de certo modo, a DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER.
Como seguidores de Jesus Cristo, estivemos sempre comprometidos com a VIDA EM PLENITUDE e também com tudo que assegurasse essa plenitude, como: reformas políticas, educação, direitos humanos, igualdade social. Isso demonstra a importância que o DNJ tem tido na história da juventude em nosso país, afinal deixa claro que não somos seres sem consciência e descomprometidos com a nossa realidade.


O DNJ, mais que um dia de festa é um dia para demonstrarmos nosso desejo de um mundo mais fraterno e justo, no qual estamos comprometidos. A construção desse mundo é nossa responsabilidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário