quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DNJ dia inesquecível


Então pessoal, o DNJ (Dia Nacional da Juventude) no último domingo, dia 30 de outubro, na nossa diocese foi simplesmente inesquecível e melhor do que esperávamos. Contamos com a participação de mais de 1000 jovens de todos os nossos decanatos: Pinhão, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Centro, lotando o ginásio da ESI-Colégio Nossa Senhora de Belém.
Movimentos jovens dos mais variados seguimentos se fizeram presentes: MISSÃO DIOCESANA JUVENIL (MDJ), MOVIMENTO EUCARÍSITICO JOVEM (MEJ), JORNADA JOVEM (JJ), PASTORAL DA JUVENTUDE (PJ), ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA (AJS), JUVENTUDE APOSTÓLICA DE SCHOENSTATT (JUMAS e JUFEM), RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC), JUVENTUDE CARLISTA (JUVENCAR)  e os grupos de jovens das paróquias, mostrando a força de nossa juventude trabalhando unida e que se une em prol de uma causa maior.
O dia foi marcado pela participação efetiva, fervorosa e animada de todos os jovens, pela animação da banda Obra Nova da Paróquia São Pedro de Guarapuava e apresentações. Os momentos de descontração e integração foram marcantes assim como os momentos de oração, silêncio e interiorização. 
Pela manhã a acolhida das caravanas ficou por conta da banda da Paróquia Santa Cruz do decanato Centro. Após esse momento tivemos  algumas apresentações com jovens de várias paróquias da Diocese nos fazendo refletir sobre a nossa vida e  missão de jovens cristãos, de jovens cidadãos. Às 11 horas tivemos a celebração eucarística presidida pelo nosso bispo D. Antonio Wagner da Silva, o qual nos lembrou sobre nosso compromisso de JOVENS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS ao mobilizar todos nós a cantar: "No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus!"
Após a missa tivemos o almoço que serviu para, além de nos reabastecermos e descansarmos, conhecer novas pessoas e interagirmos uns com os outros.
Por volta das 13 horas retornamos às atividades, que foram marcadas por mais apresentações que igualmente nos fizeram refletir sobre nossa vida. 
Devido a chuva não pudemos fazer a caminhada que estava programada; no entanto, fizemos nossa manifestação e levantamos nosso grito pedindo paz e o fim da violência e extermínio de jovens dentro do próprio ginásio, assim como nosso silêncio demonstrando a indignação diante da corrupção de nossa sociedade. Era possível sentir a força do silêncio avassalador de mais de 1000 jovens, de mais de 1000 olhos, corações e mentes vivas, fortes, pulsantes e vibrantes. 
Gritamos: "CHEGA DE VIOLÊNCIA! CHEGA DE EXTERMÍNIO DE JOVENS! CHEGA DE CORRUPÇÃO! BASTA!"
Após nosso grito, a animação ficou por conta de Giovani Santini e sua banda e os jovens literalmente ovacionaram. 
O dia, como dito antes, foi inesquecível e demonstrou o nosso comprometimento enquanto jovens; pudemos mostrar que não estamos calados e indiferentes diante dos problemas que atingem nossa sociedade, pois assumimos o compromisso de missionários propagadores da mensagem de Jesus Cristo. Além de mostrar nossa força serviu para que nosso Setor Juventude se fortalecesse e reavivasse.
Juventude, obrigado! Parabéns pelo seu dia! Vamos alçar nosso grito por um mundo melhor e, se preciso, "dar nossa cara a tapa" para isso. Vamos nos fazer ouvir. 
Nós temos força e capacidade e sabemos disso; chegou a hora de usa-las.

NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ. NO MEU CORAÇÃO, O QUE DISSE JESUS!!!!

Bruno  Senoski do Prado
Missionário
Guarapuava - PR
























Nenhum comentário:

Postar um comentário