O Encontrão da MDJ que aconteceu no último dia 6 de novembro (06/11) no Santuário Nossa Senhora Aparecida foi muito bom. Estiveram presentes mais de 100 jovens de todos os decanatos de nossa diocese: Centro, Pitanga, Laranjeiras do Sul e Pinhão.
Iniciamos às 8 horas da manhã com a celebração da Santa Missa seguida por um ótimo café da manhã. Por volta das 9h 30min, iniciamos as atividades mais intensas com muita animação e motivação.
Às 10 horas os jovens foram divididos em seis grupos para participarem das oficinas que aconteceram simultaneamente, tendo por objetivo apresentar temáticas e situações-problemas para preparar melhor os jovens para a Semana Missionária em janeiro de 2012 na cidade de Mato Rico, assim como para toda a caminhada missionária.
As seis oficinas eram:
1 - Conhecendo Mato Rico: para conhecermos um pouco da cultura e história da cidade a ser missionada
2 - Visita, Anúncio e Benção: a visita e a benção da família é um dos pontos altos da Semana Missionária, que se dá através do anúncio da Palavra; portanto, saber como procederemos nessas situações é de grande importância.
3 - Juventude Missionária: o projeto da Juventude Missionária consiste na evangelização de jovens por jovens; sendo assim é de grande importância ajudarmos a implantar esse projeto na paróquia a ser missionada.
4 - Espiritualidade Missionária: todo nós missionários precisamos ter uma espiritualidade voltada para o serviço, para a caminhada e para o anúncio, sem medo de seguir viagem e de tirar os pés da terra firme.
5 - Criança na Missão: nas comunidades que são visitadas, geralmente, encontramos muitas crianças; por isso precisamos saber como trabalhar com elas para que também assumam a caminhada missionária em suas comunidades.
6 - Semana Missionária: tanto para os "veteranos" de missão, quanto para os "calouros", a semana missionária sempre terá uma surpresa, pois sempre são diferentes umas das outras devido as realidades de cada local; para isso precisamos explicar como e quando ocorre, a forma como são divididos os trabalhos, como preparar as formações, como se preparar para essa semana e também passar algumas dicas práticas como o "kit missionário" (o que levar), por exemplo.
Após as oficinas, por volta das 13 horas tivemos o almoço, - que por sinal estava muito bom - feito por voluntárias e pelas mães de alguns missionários, seguido por um momento de integração entre os jovens. Alguns aproveitaram para conhecer melhor o Santuário, outros para conhecer novas pessoas, outros para descansar e "tirar um cochilo", alguns para fazer uma "roda de violão" e cantar e outros para acertar os detalhes para as atividades da tarde.
Retornamos às 14 horas, com muita animação e música. Os temas, que serão os "eixos" durante toda a Missão na cidade de Mato Rico foram apresentadas, de forma muito dinâmica, pelo Pe. Itamar Abreu Turco: Igreja, Liturgia e Liderança
Após a apresentação dos temas foi feito o "envio" a todos nós missionários, para que assumamos o compromisso de ir e fazer discípulos e encerramos o encontrão.
Juventude, obrigado! Estaremos reunidos novamente em Janeiro na cidade de Mato Rico.
Vamos juntos rodar o mundo propagando a mensagem de PAZ, AMOR, JUSTIÇA e FRATERNIDADE!
"Seguir viagem, tirar os pés da terra firme."
Bruno Senoski do Prado
Missionário
Guarapuava - PR