quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012


 Tema: A Fraternidade e a Saúde Pública
Lema: “Que a saúde se Difunda sobre a terra” (Eclo 38,8)


A Igreja Católica sempre teve o interesse de promover a vida e a dignidade do ser humano e das outras criaturas de Deus. Sendo assim, há alguns anos a Igreja no Brasil (CNBB) promove durante a quaresma como ponto de partida e maior vivência, e no decorrer do ano com a continuidade dos trabalhos propostos, a Campanha da Fraternidade. Cada ano com um tema diferenciado e muitas vezes comovente. No ano de 2012 a proposta é para que olhemos com carinho e atenção para a saúde pública.
A Campanha da Fraternidade de 2012 tem como objetivo geral estabelecer uma qualidade de vida para todos; e frente à reflexão e conscientização do tema na Igreja e na sociedade promover a saúde e a fraternidade entre os filhos de Deus, principalmente aqueles que mais necessitam.
Tem como objetivos específicos incentivar as pessoas pelo zelo da saúde, pela busca de uma qualidade de vida através de uma alimentação saudável e sustentável.  Propiciar um espírito de caridade das pessoas para com os enfermos, criando uma consciência fraternal que promova a vida dos doentes, através de visitas, apoio, cuidado, atenção e oração.
Inspirados no Cristo que vêm para que todos tenham vida (Jo 10,10) a CNBB busca salientar a vida em abundância que Deus deseja para seus filhos. A saúde promove a fraternidade, a alegria, a esperança, o bem estar e a dignidade do ser humano; sendo assim a Igreja procura através da campanha da fraternidade orientar todos para o valor que a vida tem, e que não deve ser desperdiçada ou ameaçada. Hoje frente a tantos desafios da realidade social que promove a desvalorização da vida e do ser humano, é necessário que tomemos conta do mundo que precisa de vida e conscientização.
A vida do ser humano também precisa do bom estado do planeta, da água, do ar e da terra não poluídos, estando o planeta sem condições de propiciar a vida o ser humano também não terá condições de vida digna e saúde completa. Dessa forma, ao criar consciência cuidemos do mundo onde vivemos, dos dons da natureza que nos sustentam nesta vida e da fraternidade que vem da preservação do planeta. Assim teremos qualidade de vida e um bem viver porque tudo estará em harmonia.
Ao elencar as necessidades das pessoas que querem viver e padecem por enfermidades devemos adquirir a espiritualidade do bom samaritano (Lc 10, 25-37) que se compadece das dores do próximo e se detêm dos primeiros aos últimos cuidados da enfermidade daquele que sofre.
A campanha da fraternidade nada mais quer que promover a vida. E assim estabelecer o convívio fraterno entre os irmãos que lutam pela mesma vida e dar dignidade àqueles que vivem em condições desumanas por causa das dores e da saúde combalida que o faz padecer. É preciso sairmos do comodismo que nos seduz e nos torna insensíveis e busquemos à luz da campanha da fraternidade a saúde e a fraternidade de todos. Criando uma assistência caridosa em busca da felicidade e do bem estar do mundo e das criaturas de Deus. Já esta disponível no site da CNBB o material para estudo, como texto base, textos complementares, hino e oração da campanha de 2012.
A proposta está lançada, depende de nós para promovê-la. Que a fé e a esperança nos ajudem nesta lida! (Mc 5, 34) e “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).



Seminarista André Ricardo Santos Lima.
1° Ano de Teologia.
Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário