sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

É muito gratificante o sorriso de cada família

 “Foi muito bom participar da MDJ em Nova Tebas, já havia participado da segunda etapa da missão em Mato Rico. O fato de estar visitando as famílias, conversando com elas, rezando, me fez muito bem, acredito que com os outros jovens ocorre a mesma coisa. O calor as distancias entre as casas e o cansaço dificultaram um pouco, mas nada que não possa ser superado. Ano passado a missão já foi melhor que eu esperava, dessa vez não foi diferente, foi muito bom. A comunidade nos acolheu muito bem, os vizinhos do alojamento estava, sempre visitando, levando comida, as famílias que visitávamos estavam sempre esperando e acolhendo com muito carinho. Quem ainda não participou, digo que participem porque é muito gratificante o sorriso de cada família ao entrarmos em suas casas, recomendo a todos.”

Julio Cesar Pereira Bida

Paróquia Senhor Bom Jesus – Cândido de Abreu

Discípulo e Missionário, Sal da Terra e Luz do Mundo

“Aprendemos com a vida e com a família, que um ser superior, olha por todos nós, Jesus Cristo nos ensina uma forma de alcançar a salvação, através de boas ações para com o próximo”. Quando recebemos um chamado para servir, não devemos recusar, e sim agarrar a oportunidade de crescer espiritualmente.
Acredito que a Igreja pode ser revolucionada pelos Jovens, que muitas vezes são excluídos e vitimas de preconceitos. Resolvi entrar na missão, pois desejo ser para o próximo um porto segura, assim como minha catequista e agora amiga Vanessa, foi para mim. Foi ela quem estimulou em mim a vontade de fazer o bem, e colaborar com a paróquia. A missão em Mato Rico, vão ser inesquecíveis e com certeza a experiência e a bagagem que levarei para minha cidade fará toda a diferença, passarei o aprendizado para frente, a fim de motivar todos os amigos e família.
Discípulos e Missionários são aqueles que fazem a diferença na sociedade, sendo o “sal da terra e luz do mundo”. Além de ensinar aprendemos muito com as pessoas. “A experiência de uma missão é inesquecível, a sensação de paz é a melhor recompensa que podia esperar."


Nicollas Goes Maia – Paróquia Santana Guarapuava

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jovens Evangelizadores

Entre os dias 17 e 26 de janeiro aconteceu na paróquia São Pedro em Nova Tebas a primeira etapa da quinta edição da MDJ (Missão Diocesana Juvenil).

Essa edição contou com a participação de mais de 100 jovens da Diocese de Guarapuava, 80% das paróquias foram representadas. A maioria desses jovens vivenciaram pela primeira vez a experiência de sair da sua paróquia para evangelizar. Para o jovem Danilo dos Anjos da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Palmital, a experiência foi maravilhosa. “Quero participar de outras edições e levar um pouco da nossa experiência para outras pessoas”, comenta o missionário. Ele ainda relata um fato que o marcou. “Teve um casal de idosos que nos acolheram muito bem e nos falaram que lembrávamos Jesus e Maria”.
A Missão Diocesana Juvenil é um projeto diocesano que tem realizado a experiência da evangelização da juventude no período de férias de janeiro.
Durante a semana de missão os jovens, fizeram visitas nas casas onde conversavam com as famílias, rezavam juntos e motivavam para as atividades da missão na comunidade, para as celebrações e encontros de formação com a comunidade, com os jovens e crianças.
A paróquia de Nova Tebas é composta por 25 comunidades. Os jovens foram organizados em oito setores para desenvolverem as atividades. Os grupos eram formados por jovens missionários, padres, religiosas e seminaristas, que ficaram alojados em escolas tendo a assistência da comunidade e dos padrinhos dos setores, casais da comunidade que ficavam responsáveis.
De acordo com o Padre Sebastião Goulart, assessor da MDJ, esta Missão marcou a paróquia. Foi uma experiência muita boa, principalmente a participação dos jovens. Para ele a vivência foi muito positiva. A comunidade gostou muito das visitas dos missionários e deixará saudades, ficando no aguardo da segunda etapa, que será realizada em 2015 juntamente com as festividades dos 10 anos da MDJ na Diocese. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Carta do padre Osmar aos missionários da MDJ.

PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO
DIOCESE DE GUARAPUAVA
NOVA TEBAS – PARANÁ
Rua – Sparta, Nº 356 – Centro.
Cep. 85250-000 – fone (42)3643-1125.
CNPJ – 75.643.148/0026-00
         

Olá Irmãos e Irmãs missionários e missionárias da Missão Diocesana Juvenil (MDJ) da diocese de Guarapuava. Estamos no aguardo para o grande acontecimento em nossa paróquia que esta previsto para o início de 2014 de 18 a 26 de janeiro que será a Semana Missionário Juvenil. Em vista disso, após consultar lideranças da nossa comunidade paroquial, estou dispondo a vocês algumas pistas para orientar a nossa preparação para esta missão.
          A Paróquia já tem uma longa história. São 38 anos de existência e de muitos acontecimentos bons na linha da evangelização. Claro que temos muito a crescer e por isso, acreditamos que seria necessário investir um pouco mais na formação de nossas lideranças. Tendo em vista que a MDJ é uma atividade pensada pela juventude, mas que quer atingir a família como um todo, propomos que se for possível, tratar durante a semana missionária alguns pontos que acreditamos serem importantes para a vida de uma comunidade de fé.
·        A família: Estamos vivendo um momento de muitas transformações no campo dos valores e a família esta sendo engolida por esta cultura do relativismo onde tudo pode e isto tem machucado muito os jovens em especial.
·        Diante desta situação, como ser jovem e capaz de promover os valores (Fé, Honestidade, Responsabilidade, Etc)? 
·        Como estou respondendo as necessidades da minha comunidade: Dízimo; catequese; liturgia, conselhos numa linha de um novo ardor (Paróquia renovada)?
·        E a minha participação no mundo da sociedade (Política, Associações, Conselhos municipais e outros)?
          Acredito que temos um campo muito bom para desenvolver a MDJ na paróquia São Pedro de Nova Tebas. Agora digo como pároco deste querido povo. Estou esperando com muita expectativa este momento. Coloco-me a inteira disposição destes missionários que vão deixar as suas férias para estar aqui conosco no inicio de 2014, mas precisamente de 18 a 26 de janeiro de 2014.

                                           Um abraço fraterno!!!
                                           Nova Tebas, 11 de novembro de 2013.
                                           Pe. Osmar Duarte


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Semana Missionária em Nova Tebas

Acontecerá entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2014 na Paróquia São Pedro em Nova Tebas, a 5ª etapa Semana Missionária da MDJ (Missão Diocesana Juvenil). Contaremos com a presença de jovens de toda a nossa Diocese, empenhados em servir, em trabalhar para a construção do Reino e em levar o rosto jovem e dinâmico do Pai. Serão jovens que estarão abrindo mão de uma parte de suas férias, de estarem com a família, amigos e em suas casas, para estarem a serviço do Pai, na Paróquia São Pedro. Durante a semana realizaremos visitas às famílias, celebrações com as comunidades, formações voltadas para a vida comunitária, familiar e daremos uma atenção especial aos jovens. E, obviamente, as crianças também terão muitas atividades desenvolvidas com os missionários.
 Desde já, podemos notar no rosto de cada jovem missionário, uma alegria e uma vontade enorme de estar ao lado das comunidades; podemos notar isso nos encontros de formação, nas conversas e, principalmente, nas atitudes de cada um. 

Com certeza, essa semana missionária será uma das melhores que já tivemos até hoje e, da mesma forma, será de muito aprendizado, crescimento, de uma valiosa troca de experiências para vivenciarmos mais nossa fé. Afinal, a Fé, não precisa apenas ser professada, mas, principalmente, vivenciada.
À toda a cidade de Nova Tebas deixamos nosso aviso: estamos ansiosos para estarmos com vocês. A juventude de nossa Diocese está pronta, como sempre tem sido, para levar a Boa Nova, mostrando o rosto jovem de Deus. Assim sendo: Juventude da Diocese, arregacem as mangas, deem as mãos, está chegando a hora!



Bruno Senoski do Prado | Guarapuava