quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

SER MISSIONÁRIO


Sabemos que a vocação é um chamado que Deus dirige a todos. Primeiramente, Ele chama à vida; em seguida a sermos cristãos, seus seguidores; finalmente, para uma vocação específica na Igreja e no mundo. E assim surge a pergunta: por que não ser um missionário? A começar na própria comunidade, mas não se restringir à mesma, mas sendo testemunho vivo e continuador da missão de Jesus, anunciando a todos a boa nova.
Alguns tem a graça de ir em missão para outro país, outros recebem a graça de ir para outra cidade, mas todos nós somos chamados a sermos missionários na própria comunidade. É possível ser missionário na própria família. Pode surgir o desejo de anunciar o Reino de Deus muito longe, mas se esse amor apostólico não existe na minha vida cotidiana, no meu ambiente de trabalho, se ele não vibrar, em meu coração, dificilmente ele existirá para o anuncio do Reino de Deus além da comunidade.
Ser missionário significa doar-se pelo Reino de Deus. É desprender-se de tudo e de todos, de todas as seguranças e viver somente para o Reino e para o seu anúncio. Para tanto, é necessário que a cada dia o missionário se alimente de Cristo e d’Ele viva, para poder anunciá-lo a todos. Toda missão verdadeira começa no interior de cada um, no modo como relaciono-me com Deus, é a intimidade com Ele que torna-me missionário. E assim nos ensina Santo Agostinho: “Senhor, eu te procurei tão longe e não te encontrei, vim te encontrar aqui mesmo, dentro de mim”.
É indispensável a preparação interior, pois se não encontro Deus em mim, se não tenho a riqueza de Deus no coração, não terei nada para levar aos outros. Desse modo, o missionário terá coragem de dividir o tempo com os outros, onde quer que seja, levando a paz e pregando o amor de Deus nas diferentes realidades. O missionário é aquele que vai onde há a necessidade de alguém que ofereça seus dons e sua vida ao serviço dos outros. O missionário arruma a mala e vai levar adiante o propósito de Jesus Cristo.
Portanto, não há dúvidas, devemos alimentar um forte espírito missionário e abrindo horizontes, ter um maior interesse pela ação que a Igreja, através dos seus projetos missionários desenvolve no mundo inteiro. O Senhor que nos envia sempre nos acompanha. E tendo consciência que Ele nos acompanha não sentiremos bloqueios na missão, nem as dificuldades nos abaterão. Com a graça e a ajuda do Espírito Santo poderemos continuar o anúncio de Jesus Cristo em todos os lugares.
Seminarista Jacir dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário